Quem Somos
ASSEMBLEIA GERAL

António Tavares
Presidente
Nasceu no Lobito, Angola, corria o ano de 1960. Embarcou em Novembro de 1975 rumo a Portugal, tendo deambulado por várias terras até se apaixonar pela Figueira em 1979. Foi advogado, jornalista e autarca. Escreveu teatro, ensaios, contos e romances. Foi finalista de vários prémios literários e obteve várias menções honrosas, a última em 2018 no prémio Dias de Melo. Em 2015 venceu o prémio Leya. É, actualmente, professor do ensino secundário e, desde sempre, uma voz activa na defesa do Concelho.

Delminda Neves
Vice-Presidente
Apesar de nascida no concelho de Montemor-o-Velho, cedo se perdeu de encantos pela Figueira da Foz. Cursou direito e, assim que houve disponibilidade de licença, estabeleceu-se como Notária na Figueira da Foz, onde exerce há mais de três décadas. Defensora intransigente da concórdia e do equilíbrio, pauta a sua conduta pelo pragmatismo e objectividade, sempre focada não no problema em si, mas sim na obtenção da solução. Apreciadora do contacto com o público, tem dedicado parte do seu tempo à participação em causas públicas através de associações sem fins lucrativos.

Bruno Duarte
Secretário
Figueirense de gema, Bruno Duarte concluiu recentemente os estudos secundários na área de ciências sócio-económicas. Irá agora prosseguir os estudos na área de gestão. Praticante de inúmeros desportos desde a infância (futebol, basquetebol, judo e remo), é vice-presidente de uma associação desportiva local. Encontra ainda tempo para, nas férias, trabalhar desde os 12 anos e, desde os 16 anos, assumir funções de administração num grupo empresarial da família. Há anos que aponta a importância de discutir os problemas do Concelho num formato apolítico.
DIRECÇÃO

Nuno Maurício
Presidente
Nascido na então denominada Casa da Mãe no ano da graça de 1975, foi o que hoje se denomina como um aluno dedicado, mas na altura se apelidava carinhosamente de “marrão”. Cursou direito, mas não satisfeito fez incursões pela psicologia, contabilidade, jornalismo e gestão. Na realidade gostava mesmo era de ter seguido artes. Exerceu advocacia, criou empresas, é quadro do Ministério da Justiça em licença sem vencimento, exercendo gestão empresarial há alguns anos. É no combate às injustiças, no voluntariado e na participação cívica que se sente mais realizado. Frango de churrasco é o seu prato de eleição.

Olívia Matos
1º Vogal (VP)
Olívia Matos, mais conhecida por Liba, a neta do “burra”, nascida e criada em Buarcos. Neta de pescadores, a catraia viva e curiosa não perdia uma “carreira” nas águas atlânticas dos areais de Buarcos. Estudou Engenharia Mecânica na Universidade de Coimbra e na ENSAM em Paris, fez uma pós-graduação em Gestão Industrial e, atualmente, frequenta um MBA para Executivos na FEUC. O percurso profissional, numa primeira fase, fê-la sair da sua tão querida Figueira da Foz, passando pelas principais urbes, mas acabou por falar mais alto o regresso à cidade que a viu nascer, a família, a paixão pelas gentes e costumes da terra e pela vontade de construir e colaborar tanto cívica como economicamente para o seu desenvolvimento. Directora de uma empresa multinacional, é nas causas humanas que se realiza.

Pedro Silva
1º Vogal Suplente
Chegou à Figueira da Foz a respirar a liberdade do distante ano de 1975. Encetou um percurso escolar excepcionalmente discreto, tendo deambulado profissionalmente pela área informática, na formação profissional, assentando arraiais mais tarde num dos quiosques das nossas praças.
Hoje aprimora diariamente as suas competências na área do marketing digital por diversas entidades. Amanhã não se sabe. Despertou com algum atraso na atenção ao desenvolvimento da cidade que o viu crescer, mas sempre a tempo de lhe emprestar o mais digno contributo possível.
Mariana Morgado
2º Vogal Suplente
Natural da Figueira da Foz, a Mariana é a benjamim da NovaPolis. Nascida em 2004, encontra-se a frequentar o ensino secundário na área de ciências sócio-económicas. Fascinada pela sua terra, encontra no mar o seu porto de abrigo. Praticante de basquete e bodyboard, adora viajar e conhecer novas culturas. O seu propósito de contribuir para a felicidade dos outros conduziu-a primeiro aos escuteiros e agora à NovaPolis.
CONSELHO FISCAL

Paulo Mingachos
Presidente
À beira de completar meio século de existência, nunca conseguiu afastar-se da Figueira da Foz, apesar do seu percurso empresarial o ter levado a ter instalações em vários pontos da zona centro. Tem nos carros e nos vinhos dois dos seus gostos, mas fazendo questão de não os disfrutar em simultâneo. Bombeiro por apelo emocional, tem também na responsabilidade social a favor das instituições de inequívoca utilidade pública uma faceta que desperta um brilho especial no olhar.

Filipe Azenha
1º Vogal (Relator)
Nascido em 1977, na localidade de Carriço, concelho de Pombal, cedo se apaixonou pela mítica Figueira da Foz, onde passou grande parte da sua juventude. A licenciatura em economia obrigou-o a passar alguns anos em Faro, mas desde 2003 que abriu a sua empresa de contabilidade e consultoria na Figueira da Foz, nunca mais daqui saindo. É membro da Ordem dos Economistas e técnico de contas de várias IPSS e outras associações de utilidade pública na zona centro do país. Praticante de ténis e sportinguista fervoroso, não deixa de manifestar preocupação constante com o desenvolvimento económico do Concelho.

Rui Beja
2º Vogal
Nascido em Marbelha no distante ano de 1976, cedo trocou as águas quentes da Costa do Sol pelas finas areias da Figueira da Foz. Adepto do jornalismo livre, ainda com vinte anos ingressou na Linha do Oeste para uma viagem inesquecível no mundo do quarto poder, acompanhando as temáticas mais relevantes para o desenvolvimento do Concelho. Licenciou-se em direito, mas sem nunca vir a exercer. Pósgraduou-se em Arte Contemporânea e é actualmente Director da galeria de arte “Rastro”.