A Figueira da Foz está de luto. A NovaPolis não pode deixar de manifestar o seu profundo pesar pelo falecimento do Pastor José Manuel Leite, que entra no panteão dos Grandes da nossa terra. Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz de 1976 a 1980, liderou os destinos do concelho como primeiro edil eleito pelo povo, através dos tempestuosos anos do pós-25 de Abril.
Como político e como homem de fé deixa uma marca profunda na história da Figueira e do país, já que a sua participação na vida pública teve sem dúvida um impacto de longo alcance, seja como fundador da ONG para o desenvolvimento OIKOS, seja como representante do Conselho Mundial de Igrejas na Comissão dos Direitos Humanos da ONU ou, mais recentemente, como Reitor e docente do Seminário Evangélico de Teologia, em Lisboa – conheça melhor a sua vida e obra neste link. Uma ação pública marcada pela solidariedade, pelo espírito de serviço e pela abertura ao outro. Uma dimensão humana e cívica que justifica todas as homenagens e que uma Associação, como a nossa, que pugna pela cidadania participativa e pela dignidade da “coisa pública”, não pode deixar de enaltecer, transmitindo os mais profundos pêsames à família enlutada.
O Município, que já lhe tinha atribuído o grau de Cidadão Honorário em 2018, determinou o Luto Municipal por 1 dia, a observar no dia da realização das cerimónias fúnebres, colocando a Bandeira a meia haste.
